Notícia do mês: Alexandre de Moraes e empresários
No dia 19 de agosto, o ministro do STF determinou o cumprimento de mandados de busca e apreensão em 5 estados contra empresários que, em grupo de WhatsApp, mandaram mensagens demonstrando-se favoráveis a um golpe de estado.Além disso, o ministro também determinou o bloqueio das contas das redes sociais, contas bancárias, tomada de depoimento e quebra do sigilo bancário. Após a emissão dos mandados, a Procuradoria Geral da República divulgou uma nota falando que não tinha sido informada sobre a operação, logo após isso o gabinete do ministro emitiu uma nota falando que a PGR foi informada.
Notícia do mês: Lula fala sobre a fome e auxílio
Nesse sábado, o candidato à presidência Lula falou no rádio sobre o aumento da fome no Brasil e falou sobre o aumento de preços de produtos básicos.No discurso, também citou o aumento do preço da gasolina e acusou o PPI de ser o principal responsável por esse aumento, defendendo assim a atuação pública e a abolição do preço de paridade internacional para atender as demandas da população.Além disso, falou da importância do auxilio brasil para as pessoas de baixa renda, porém que deveria existir um aumento nesse valor e que o auxílio foi uma vitória da esquerda, que lutou para que isso
Notícia do mês: vice-presidente da argentina é acusada de associação criminosa.
O ministério público da Argentina acusa Christina Fernández de ter comandado uma associação ilícita que tinha como objetivo fraudar a administração pública entre 2007 a 2015.Além disso, o ministério público acusa-a de dirigir vários acordos milionários em obras rodoviárias que não tinham necessidade, além de estarem incompletas e superfaturadas. O promotor Diego Luciani pediu a prisão por 12 anos, além da impossibilidade de exercer qualquer cargo público, porém ela está protegida pela imunidade constitucional, portanto, apenas através de um impeachment poderia ser presa.
Notícia do mês: TSE começa a lacrar sistemas das urnas
Nesta segunda-feira o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a lacrar os sistemas das urnas eletrônicas, o tribunal assina digitalmente os sistemas que irão ser utilizados nas eleições.O processo é realizado por técnicos da Secretaria de Tecnologia do Tribunal (STI) que realiza a compilação dos programas das urnas para verificar a sua integridade e o seu funcionamento.Após esse processo, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, Alexandre de Moraes, na sexta-feira, logo após a assinatura serão lacrados digitalmente e fisicamente, ficando em um cofre dentro do tribunal.
Notícia do mês: confronto no Líbano
Neste domingo, ocorreram confrontos que deixaram 159 feridos e 32 mortos, em vista dos confrontos o secretário-geral da ONU pediu um diálogo entre as partes e o fim imediato da violência.O confronto ocorreu entre o primeiro-ministro Abdulhamid al-Dbeibah, e Fathi Bashagha que tentou pela segunda vez tomar o poder, o embate se deu entre grupos armados favoráveis ao primeiro-ministro e grupos armados favoráveis a Bashagha que perderam territórios na capital.
Notícia do mês: Putin assina benefícios
O ditador russo Vladimir Putin, neste sábado, assinou um decreto que dá um benefício de US$170,00 para pessoas que deixaram o território ucraniano em virtude da guerra, o benefício objetiva pessoas que irão para território russo.O foco serão aposentados, mulheres grávidas e pessoas com deficiência, além disso, desde fevereiro o governo Russo está dando um pagamento de 10.000 rublos para pessoas que chegaram de Donetsk e Luhansk, regiões separatistas do território ucraniano.
Notícia do mês: Luiz Fux mantém inelegibilidade de Cunha
O presidente do STF, Luiz Fux, admitiu o pedido da Procuradoria Geral da República e derrubou a decisão do Tribunal Regional Federal da primeira região (TRF-1), que havia derrubado a Resolução 18/2016 da Câmara de Deputados, que suspendeu o direito de Eduardo Cunha a ocupar cargos públicos federais.O ministro observou que a decisão TRF-1 não respeitou o fato de que o controle judicial sobre atos interna corporis do poder legislativo é restrito, violando a tripartição dos poderes.Além disso, Cunha alega que não foi respeitado o devido processo legal, da ampla defesa e do contraditório, porém o ministro observou que as alegações estão relacionadas com a inobservância das regras internas da casa e não cabe interferência judicial.
Notícia do mês: Alexandre de Moraes quebra sigilo
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, atendeu ao pedido do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).Porém a Polícia Federal não pediu a quebra do sigilo bancário e nem o bloqueio das contas dos empresários envolvidos na investigação, o único pedido não atendido foi a prisão preventiva. O delegado pediu apenas a busca e apreensão dos celulares.
Notícia do mês: morre Mikhail Gorbachev
Nesta terça-feira morreu Mikhail Gorbachev, responsável pelo relaxamento da ditadura da URSS, além das medidas Perestroika e Glasnost.Gorbachev foi responsável pela diminuição das censuras na URSS, sabe-se que ele ficou em choque quando, em visita aos EUA, deparou-se com a quantidade de alimentos e produtos que a população tinha acesso.A queda do muro de Berlim e a unificação da Alemanha ocorreram durante o seu governo, além da independência da Ucrânia, Lituânia e Bielorrússia.
Notícia do mês: PGR deve pedir arquivamento
A Procuradoria Geral da República deve pedir o arquivamento do conteúdo do inquérito deferido pelo ministro Alexandre de Moraes.A PGR observou que os crimes imputados aos empresários e a decisão foi baseada em uma reportagem, e que não existe qualquer crime cometido.Os crimes imputados: incitação ao crime (CP, art. 286), associação criminosa (CP, art. 288), abolição violenta do Estado Democrático de Direito (CP, art. 359-L), golpe de Estado (CP, art. 359-M) e organização criminosa (Lei 12.850, art. 2º).
Notícia do mês: Piso salarial para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais
Nesta terça-feira, dia 30, a Comissão de Assuntos Econômicos concluiu a votação do piso salarial de R $4.800,00 para fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. O relator, Romário (PL-RJ), destacou a importância desses profissionais durante a pandemia e por conta do envelhecimento da população. O projeto (PL 1731/2021) segue agora para a análise da Câmara dos Deputados.