A Liberdade de expressão é de longe um dos direitos naturais mais importantes, nele você exerce o direito de pensar o que quer, falar, expressar sem qualquer intervenção. Somente com liberdade de expressão temos debates democráticos, expressões artísticas, músicas, entre outras coisas. Ou seja, a liberdade de expressão é o direito de falar sobre coisas que possivelmente outro indivíduo pode não gostar e está tudo bem, divergências são naturais em ambientes livres.
Aos poucos alguns indivíduos querem passar por cima desse direito natural em prol de um mundo onde na sua visão seria o ideal, onde nenhuma pessoa possa ser ofendida ou sentir-se ofendida. Isso é um grave problema e é um alerta vermelho para a liberdade de expressão, posando estar sob ataque e correndo sérios riscos de ser deturpada. Quando um individuo se magoa com palavras proferidas (deixando claro que não são palavras de cunho racial, xenofóbico, homofobico), ele não está sendo de fato agredido, não há vitima, pois não foi destruido nenhuma propriedade seja ela patrimonial ou fisica. Logo, não teria como haver crime sobre uma pessoa se magoar com palavras. No entanto, nos tempos atuais os indivíduos estão cada vez mais se ofendendo com palavras e querendo que o Estado intervenha nesse “agressor”.
Com a perda da liberdade de expressão algumas profissões são profundamente afetadas, uma delas são os humoristas pois não podem mais contar certa piada porque ofende ou machuca. Em suma se utilizarmos desse mesmo argumento que os indivíduos utilizam e fossemos para o Estado pedir para não falar tal palavra, não teríamos mais como nos comunicar pois todas palavras iriam ofender alguém. Humoristas como Criss Rock, Leo Lins, Danilo Gentili, entre outros. Sofrem com essas pessoas que se dizem defensoras do famoso “politicamente correto”. O Politicamente Correto é a ideia de você utiliza-se de expressões que acabam não ofendendo ninguém. Em outras palavras, o politicamente correto seria a melhor forma de falar, pois não ofenderia ninguém. O problema é que humorista trabalha com o tragicômico, ele utiliza de absurdos para quebrar sua expectativa e assim fazer você rir, para o politicamente correto isso seria inadmissível, intolerável e desprezível pois você estaria ofendendo um gênero, uma etnia, uma classe social e por aí vai. Com seu martelo junto do Estado os atacam sem um pingo de remorso, como um animal sedento pela carne os adeptos do politicamente correto são feroz em cima de humoristas que não seguem o que eles pregam.
Pessoas que tem o pensamento limitador de precisa-se do Estado para cessar quem discorda dela ou do próprio Estado, são de longe os maiores inimigos deste direito natural, para eles se não seguir sua cartilha, não seguir aquilo que diz as regras sociais deles você uma pessoa que vai contra o que muitos podem chamar de democracia, o país, pátria, etc. Essas pessoas utilizam dessas palavras que têm um peso alto, e vão te rotular das piores coisas possíveis e utilizaram do martelo do Estado para martelar suas ideias e tirá-las de circulação. Isso se chama censura, seria utilizar do Estado para te impedir de expressar sua opinião em prol de algo que eles acreditam ser “o bem maior”.
Em minha opinião a liberdade de expressão é incontestável e insubstituível, é um bem tão fundamental para a evolução humana que não consigo calcular seu enorme valor. Muitas pessoas vêm se esquecendo e entregando muitas vezes de mão beijada sua liberdade de expressão em troca de um progresso, uma segurança, saúde, qualidade de vida melhor que nunca chega. O politicamente correto são armas contra sua própria liberdade, tanto de quem a defende tanto quanto de quem a ataca, impedir uma ideia por que você acha perigosa ou uma ideia estúpida. Se um indivíduo fala algo que você não gosta ou acha que é ofensivo o correto é simplesmente não consumir, não utilizar do Estado para marretar quem você não gosta ou discorda, ideias divergentes são naturais pois ninguém pensa igual. Quando vende-se igualdade para “todes” só poderão entregar mais e mais segregação entre os indivíduos transformando círculos sociais quase numa guerra fria. Não podemos em hipótese alguma vender nossa liberdade de expressão para um bem maior ou para um planejamento que diz que o mundo será magnífico, onde todos pensam iguais e para o bem de todos, jamais vender seu direito de falar o que pensa em troca de um mundo belo. Finalizo com a máxima (Posso não concordar com o que você diz, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la)
*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição.
Referências
https://www.bbc.com/portuguese/geral-62550838
https://mises.org.br/article/2866/o-politicamente-correto-ataca-um-direito-humano-basico-a-liberdade-de-pensamento-e-de-expressao
https://correiodoestado.com.br/economia/ministro-do-stf-suspende-censura-a-programas-de-humor/6820/