A liderança não se resume a eficiência e processos

Alguns argumentam que existem muitos líderes antiéticos, fracos, vingativos ou inacessíveis por aí e que devemos considerar substituí-los por máquinas. Afinal, a liderança não se trata apenas de fazer as coisas de maneira eficiente e justa? Se melhorarmos nossos processos e operações, deveríamos ser capazes de maximizar a produtividade dos funcionários. Certo? Não seria melhor se substituíssemos os líderes humanos por robôs? Não apenas teríamos operações mais eficientes, mas provavelmente não teríamos inconsistências no comportamento dos funcionários também. E, pensando bem, os seres humanos são incapazes de serem líderes éticos, disponíveis e positivos, não?

Mas é isso tudo que a liderança representa? Sério? Basta perguntar a qualquer pessoa que trabalha para um líder e ela lhe dirá que a liderança envolve muito mais do que eficiência. Ela também lhe dirá que, quando trabalharam para um líder positivo, ético e autêntico, foi uma das experiências de trabalho mais significativas de suas vidas.

Nos muitos anos em que ensinei liderança e consultei em diversas empresas, sempre fiz uma pergunta simples aos funcionários. Diga-me se já trabalharam para um “chefe ruim” ou um “chefe bom”. As mãos se levantam rapidamente quando faço essa pergunta. Todos que mencionam que já trabalharam para um chefe ruim imediatamente mencionam uma variedade de problemas que os incomodam e os levam a “desistir silenciosamente” ou a deixar a empresa de fato. Isso inclui: não ser reconhecido no trabalho, ser microgerenciado, ser repreendido sem motivo, ser ignorado, não receber o treinamento profissional ou as oportunidades de desenvolvimento prometidas, ser liderado por um líder incompetente ou inexperiente, ou qualquer número de outras coisas. Hmm, a ideia de robôs parece melhor a cada momento.

Mas espere. Aqueles que falam de seus “bons chefes” (e sempre há muitos que o fazem) se iluminam quando mencionam o quanto foram inspirados pelas ações de seus líderes, como eles trabalharam lado a lado com eles ou mostraram quanto se importavam com eles ou suas famílias, como celebraram com eles semanalmente, ouviram suas ideias e sugestões, como os fizeram sentir que importavam, ou como incutiram neles um propósito maior para o que estavam tentando realizar. Para esses funcionários, a liderança não se trata simplesmente de melhorar processos ou tornar as coisas mais eficientes. Trata-se de uma relação um a um na qual o líder e o funcionário têm uma conexão que motiva e entusiasma o funcionário a um chamado superior e a fazer e sentir mais do que jamais esperaram. Pelo autêntico carisma do líder, consideração individual ou maneiras pelas quais ele estimulou o funcionário a pensar em ideias criativas no trabalho, fez com que o funcionário se sentisse conectado a eles, a seus colegas, ao negócio e à comunidade ou sociedade em geral. Na pesquisa sobre liderança, falamos sobre o impacto da liderança transformacional na motivação e desempenho dos funcionários e sobre como os funcionários se destacam além das expectativas com base nas ações do líder. Portanto, o líder importa, e não se resume simplesmente à eficiência e às operações suaves.

Também sabemos que existem líderes éticos, líderes servidores que se preocupam profundamente com seus funcionários. Líderes que dedicam tempo extra para conhecer os hobbies ou famílias de seus funcionários e os apoiam em momentos difíceis. Novamente, pergunte a qualquer pessoa que diga que trabalhou para um “bom chefe”. Eles sabem o que significa trabalhar com alguém que os inspira tanto a ponto de estarem dispostos a chegar cedo, ficar até tarde, ajudar a treinar outros funcionários (mesmo que não seja sua função) e expressar entusiasmo pelo que fazem todos os dias. Essa conexão provavelmente não será substituída pela automação ou robôs.

É claro que os críticos têm um ponto. Nem todos são líderes positivos com integridade, e nem todos devem ocupar cargos de liderança. Nem todos querem um cargo de liderança também. Na verdade, ter escadas de carreira duplas nas organizações é uma ideia inteligente para permitir que os funcionários avancem no lado técnico e profissional ou no lado da liderança. Além disso, nem todos deveriam ser CEO de uma empresa. Na verdade, por que temos vários cargos de C-level, como CEOs, COOs, CFOs, CIOs, CMOs, etc? Eles desempenham papéis diferentes, e para fazê-los bem, as pessoas certas precisam estar em cada cargo. Existem pessoas que são mestres em melhorar processos, controlar custos e limpar operações. Existem outros que são especialistas em levar a empresa para o futuro em termos de tecnologia ou marketing. E ainda há aqueles que são visionários estratégicos que são apaixonados por desafiar suas empresas a avançar e são bons em construir a cultura certa – uma que reconheça e aprecie as pessoas e seus talentos e contribuições únicos.

Alguns CFOs, CIOs ou COOs podem assumir cargos de CEO e serem bem-sucedidos. No entanto, outros podem querer se ater às suas habilidades em vez de se forçarem a desempenhar funções para as quais não são adequados. Talvez uma vez no cargo de CEO, eles priorizem a eficiência e processos simplificados ou a adoção de novas tecnologias ou a economia de custos em vez de dedicar o tempo necessário para se reunir com os funcionários ou realizar encontros para incentivar a construção de equipes e melhorias na moral. Afinal, reuniões de almoço, exercícios de construção de equipe ou cerimônias de premiação consomem tempo de trabalho valioso e, superficialmente, não parecem “eficientes” ou “produtivos”.

Dizer que devemos desistir dos líderes humanos e substituí-los por robôs é ir um pouco longe demais. É exatamente a parte humana que permite que os líderes mostrem empatia para com seus funcionários quando eles estão passando por um período difícil. E, nos últimos anos, com todos os desafios trazidos pela pandemia, não precisamos de uma conexão mais positiva, humana e civil no trabalho agora mais do que nunca? Não precisamos compartilhar com os funcionários por que estão lá, para quem estão trabalhando e como podem realmente fazer a diferença em nossa sociedade? Não precisamos de líderes que possam servir de modelo de empatia, cuidado, paixão e alegria no trabalho? As coisas já não estão loucas o suficiente com toda a incivilidade, raiva e desafios de saúde mental?

Vamos usar a automação para melhorar nossos processos, mas vamos manter os seres humanos fazendo o que as pessoas fazem de melhor – mostrar compaixão, tolerância, gratidão e abertura à diversidade. Claro, podemos não ter uma maneira perfeitamente consistente de fazer as coisas, mas, com treinamento e desenvolvimento de lideranças eficazes, podemos ajudar os líderes a serem o tipo de modelo de papel positivo, ético e justo que nossa sociedade precisa desesperadamente hoje.

Artigo original: Leadership Is More Than Just Efficiency And Processes


Lorena Mendes

Artigo por: Joyce E. A. Russell

Tradução por: Lorena Mendes

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