Nesse texto vamos falar sobre a luta de Jimmy Lai pela liberdade, falaremos sobre importância da liberdade. Para entender todo contexto, primeiro falaremos sobre Hong Kong e a história da vida de Jimmy.
Hong Kong está localizado no sul da China e foi cedido aos britânicos em 1898, pelo arrendamento por 99 anos, ou seja, o acordo duraria até 1997. Sendo uma colônia britânica, começou sendo uma vila de pescadores, apesar de não ter muitos recursos naturais, após a segunda guerra mundial tornou-se um destino para imigrantes que saíam principalmente da China.
Os habitantes de Hong Kong tinham sobre eles um certo domínio colonial britânico e não usufruíam da plena democracia, mas eles tiveram acesso a todas as instituições de liberdade: estado de direito, direitos humanos, liberdade de expressão e mercado livre que garantiam uma certa liberdade e, com isso, aprenderam e carregam com eles valores liberais.
Em paralelo, durante o governo de Deng Xiaoping a China abriu-se para o mundo, ele trouxe reformas econômicas que permitiram à China passar por um período de crescimento e prosperidade econômica.
Após o período de 99 anos em 1997, a China assumiria Hong Kong. Essa ideia não era bem-vista pelos habitantes, pois como em outras colônias a ideia era sair de uma colônia para um estado independente. Mesmo assim os britânicos seguiram com o acordo.
Jimmy Lai nasceu em 1948 na China, seu pai foi um empresário de sucesso na China que perdeu tudo com início da era Mao Tsé-Tung.
Jimmy começou a trabalhar aos oito anos, como carregador de bagagens na estação ferroviária e foi conhecendo pessoas de vários lugares e ganhando gorjetas que ele experimentou pela primeira vez o gosto de um chocolate produzido em Hong Kong, mesmo sem entender muitas coisas, foi despertado dentro dele o desejo de conhecer aquele lugar, então aos 12 anos ele sai ilegalmente da China e vai para Hong Kong em um balde de pescas.
Já em Hong Kong, ele começou a trabalhar em uma fábrica, se viu dentro de um lugar cheio de oportunidades. Ele acreditou que mesmo tendo que trabalhar mais de 12 horas ele poderia pensar em um futuro, na época de Jimmy em Hong Kong, não precisava de diploma ou MBA, eles tinham um mercado livre e que trazia oportunidades para pessoas que trabalhavam e tinha boas ideias. Após alguns anos de trabalho, ele ganhou um bônus, investiu no mercado de ações e abriu a própria empresa de roupas, uma grande marca de roupa chamada Giordano, que cresceu muito na China, tornando-se um empresário de sucesso.
Hong Kong passou de uma vila de pescadores para uma grande metrópole, foi um salto e trouxe grandes oportunidades para os habitantes que puderam usufruir de um mercado livre.
Jimmy saiu de um país autoritário e fechado para um país que possuía oportunidade e passou de um vendedor para um grande empresário, um homem cheio de disposição e vontade de vencer.
Ele sempre procurava por mais, ele pôde viajar e conhecer outras culturas, um dos livros que ele menciona que mudou a vida dele foi o caminho da servidão, ele comenta o quanto esse livro impactou a vida dele. Ele pode aprender como ser um homem livre e valorizar a liberdade, com isso após seu grande sucesso e acumular riqueza, abriu seu próprio jornal em prol da democracia, primeiro jornal em chinês que propagava a visão liberal e muitas vezes criticou o governo chinês e seu regime totalitário, como algumas pessoas comentam, após todo o acúmulo de riqueza ele já podia aposentar e usufruir da sua riqueza, mas ele optou por trabalhar em busca de propagar a liberdade que ele conheceu.
Jimmy começou a ser perseguido e teve suas empresas fechadas na China, porém ele não parou e quando perguntavam o porquê de ele continuar ele falou: “Eu não sinto medo quando sinto que estou fazendo a coisa certa.”
Em 1997 o governo britânico entrega Hong Kong à China através de um acordo um tratado internacional, a China assume se comprometendo a manter todos os direitos do povo de Hong Kong, 1 país, 2 sistemas e manter a autonomia de Hong Kong, pelo menos 50 anos após a entrega.
Menos de 26 anos após ser entregue a China, os habitantes de Hong Kong tiveram seus diretos humanos roubados após o PCC Partido Comunista da China. Após o período colonial foram entregues ao governo chines que, desde então, trabalhou dia a dia quebrando todos os acordos, impondo a repressão total à liberdade de expressão e repressão total aos habitantes de Hong Kong.
Mesmo enfrentando o governo chines e sua força policial os habitantes de Hong Kong não desistiram, continuaram lutando para manter seus direitos, porém não foi suficiente, após várias tentativas de imposição o governo chines impôs uma lei a Lei de Segurança Nacional que permitiu cassar e prender todos que se opunham e criticavam o governo.
Jimmy, foi caçado, teve sua empresa invadida e vandalizada e foi preso. Jimmy Lai está preso hoje por expressar sua opinião e se opor a um governo totalitário. Sofreu até as últimas consequências. É sempre importante lembrar das pessoas que se posicionaram contra os regimes opressores.
Que todos possam aprender e valorizar a liberdade, pois Jimmy sofreu até as últimas consequências, por entender e valorizar a liberdade. Ele comenta que o maior risco que ele correu foi escolher entre ficar ou sair da China.
Ditado chinês: Se você for um pássaro vai preferir morrer cantando do que viver em silêncio.