Thomas Sowell: Uma síntese de suas ideias

Poucos autores conseguem atingir o grau de conhecimento de homens como Thomas Sowell, o economista americano é certamente um dos maiores influentes dentro do pensamento liberal e certamente também dentro do panorama de autores do século XX.

O presente artigo busca explorar uma breve síntese das ideias apresentadas para nós pelo mestre, porém sem deixar os aspectos principais de fora, a seguir você encontrará um panorama do pensamento de Thomas Sowell, recomenda-se a leitura de todas as obras citadas dentre outras do autor, afinal suas obras são como uma luz às nossas mentes obscurecidas.

Economia

A obra de Thomas Sowell abrange uma variedade de temas como política, cultura, educação e temas afins, no entanto não podemos esquecer o professor Sowell possui formação como economista, sendo reconhecido primariamente por isso, não por menos afinal a obra econômica de Thomas Sowell é tão primorosa quanto o resto de seus escritos.

  • Conhecimento

Seguindo o pensamento de F.A Hayek, Thomas Sowell desenvolveu em seu livro publicado no ano de 1980 Knowledge and Decisions a ideia de limitação da informação e como isso se desenvolve na economia, baseado no artigo de Hayek “O uso do conhecimento na sociedade”, Sowell nos apresenta uma visão sóbria sobre a economia de mercado e a impossibilidade de sistemas centralizados de guiarem a economia.

Sowell argumenta em seu livro que o conhecimento está disperso entre os indivíduos e a única forma coordenação desse conhecimento de forma eficiente seria através do mercado, ao passo que os agentes de estado não possuem os mesmos incentivos de eficiência do mercado e mesmo assim tivessem, não possuem a capacidade cognitiva para assim o fazer.

“A primeira lição da economia é a escassez: nunca há o suficiente de coisa nenhuma para satisfazer a todos que desejam possuí-la. A primeira lição da política é ignorar a primeira lição da economia.” – Thomas Sowell

  • Cultura

Mais um dos temas onde o pesquisador apresenta total eficiência em sua explanação sobre os problemas, quando fala de cultura Thomas Sowell é claro e sem papas na língua, afinal sabemos o quão complexa e quão mal entendidas podem ser afirmações sobre diversas culturas, no entanto Thomas Sowell apresenta uma visão elucidativa sobre o tema no que tange à economia.

Diversos povos apresentam características que os definem, tanto para o mal quanto para o bem, essa é uma constante em nossa sociedade, povos distintos possuem marcas distintas, gregos foram conhecidos pela filosofia, romanos pelo direito, japoneses pela matemática e assim por diante.

O que Thomas explora em várias de suas obras como em “Discriminação e disparidades” é como diversos elementos culturais influênciam entre muitas coisas, o desenvolvimento economico de povos diferentes, Sowell explora as diferentes ideias acerca de desigualdade chegando a conclusão de que esse é um aspecto natural da nossa sociedade, onde alguns possuem características que os beneficiam e que nós nos beneciamos também.

“Aqueles que dizem que todas as culturas são iguais nunca explicam porque os resultados dessas culturas são altamente desiguais” – Thomas Sowell

Política

Se economia é o tema pelo qual Thomas Sowell foi reconhecido no mundo acadêmico, muito provavelmente política é o tema que o fez conhecido para fora dele, as análises e afirmações feitas por Sowell nesse tema são extremamente influentes e apresentam, assim como em toda obra de Sowell, uma visão extremamente realista.

  • Políticos

Como apresentado na economia, Thomas Sowell dúvida da capacidade de políticos para a solução dos problemas no mundo, longe de ser anti político, Thomas apenas demonstra através de uma argumentação racional que a capacidade de solução dos problemas está muito além do que políticos podem fazer (ou qualquer ser humano).

No entanto, os políticos aproveitam-se de seu poder e influência para assim tentarem resolver os problemas da sociedade, por meio daquilo que eles querem, Thomas Sowell sempre nos lembra que políticos assim como qualquer outro ser humano são movidos por interesse próprio, logo não há motivo para acreditar em político A ou B, compreendendo que o estado e a político são muito mais atrapalham do que ajudam.

“É difícil imaginar uma maneira mais perigosa de tomar decisões do que deixá-las nas mãos de pessoas que não pagam o preço por estarem erradas. Ninguém entende de verdade a política até compreender que os políticos não estão tentando resolver os nossos problemas.” – Thomas Sowell

  • Intelectuais

Para Thomas Sowell os intelectuais representam uma classe de indivíduos que influenciam e por muitas vezes determinam o debate político, mas sem prestar contas de seus erros, essa é a visão apresentada em uma de suas obras mais famosas “Os intelectuais e a sociedade”.

O que acontece quando um engenheiro comete um erro? Provavelmente o prédio que ele construiu irá cair e ele certamente irá ser punido por isso, mas o que acontece quando um economista cria um plano econômico que resulta em um fracasso completo destruindo a economia do país? Nada.

É exatamente essa a crítica de Thomas Sowell a classe intelectual a quem ele denomina de “Ungidos”, são indivíduos que veem-se como arautos da sabedoria e que são ungidos à solução dos problemas sociais, porém estes não precisam prestar contas de seus erros e por muitas às vezes apenas desenvolvem teorias sem pé nem cabeça por meio das quais ganham várias bonificações, afinal seu emprego está garantido e sua reputação ilibada.

“Um dos maiores casos de dissociação de identidade está entre os intelectuais, que possuem dificuldade de lembrar do fato de que eles não são Deus.

Cultura e questões raciais

Outro tema dominado por Thomas, cultura e questões raciais talvez representem um dos temas mais espinhosos de se lidar atualmente, no entanto Sowell ganhou total destaque dentro dessa área, não apenas por suas críticas extremamente precisas e acertadas, mas por também ser um homem negro que diverge do discurso apresentado pela maioria dos intelectuais acerca do assunto racismo.

  • Cotas raciais

Os escritos de Thomas Sowell sobre cotas raciais são um exemplo de influência, sua obra mais proeminente dentro desse tema é certamente “Ação Afirmativa ao Redor do Mundo”

Dentro de sua pesquisa para a obra, Thomas estudou o impacto de políticas de Ação Afirmativa nos Estados Unidos, Índia, Malásia, Sri Lanka e Nigéria, suas conclusões acerca do tema foram polêmicas à época e mantêm-se nesse status até hoje.

A conclusão chegada foi de que as ações afirmativas possuem muito mais um impacto negativo do que positivo dentro do contexto em que foram aplicadas, gerando distorções no sistema educacional, ele chegou a afirmar que as cotas raciais geram conflitos entre os grupos sociais e que aqueles que às recebem possuem a tendência de serem tratados com desprezo por seus colegas devido à entrada através das cotas. 

Adicionalmente Thomas afirmou que nos Estados Unidos, as cotas raciais geram uma distorção no sistema de ensino, colocando os jovens que as recebem em situação de desvantagem contra aqueles que não as utilizam, Sowell afirmou que muitos jovens sairiam-se melhor na vida acadêmica caso tivessem ingressado em faculdades menos disputadas. 

Devido a má formação escolar, acarretada pela situação social precária, muitos jovens ingressam por meio das cotas em universidades de ponta, mas muitos destes não estão preparados para lidar com o ambiente acadêmico dentro dessas universidades, o que acaba gerando um grande índice de abandono das universidades por partes destes jovens, Thomas argumenta que a situação seria diferente caso esses jovens entrassem em universidades menos concorridas.

“Políticas que visam igualar oportunidades são contra o racismo. Ações afirmativas são racismo sob nova direção.” – Thomas Sowell

  • Conflito de visões

Esse é o nome de uma das maiores obras de Thomas Sowell, é considerada por muitos sua obra mais importante, e mesmo que o tema abordado por esta acabe combinando mais com o tema “Política”, acredito que seja uma das melhores obras para compreendermos os problemas sociais atuais e como a nossa cultura atualmente desenrola-se.

Em conflito de visões Thomas Sowell expõe a divisão atual das correntes de pensamento político e social em dois grupos, aqueles que partilham da visão restrita e aqueles que partilham da visão irrestrita.

Indivíduos que possuem a visão restrita visam o ser humano como falho por natureza, logo independente do arranjo social, o ser humano nunca será perfeito. Já dentro da visão irrestrita, o mundo é visto como um problema de gestão, não de natureza, para os partidários dessa visão o ser humano é ilimitado, basta ter o arranjo social adequado.

Acontece que o conflito entre ambas às visões pauta muito das tensões sociais na cultura contemporânea, onde indivíduos digladiam-se apenas por divergência sócio-políticas, erigida pelo partidarismo, atualmente é mais importante ter uma opinião do que ter conhecimento.

“Nós vivemos em uma era onde sanidade é controversa e insanidade é apenas um ponto de vista — e degeneração apenas outro estilo de vida.”

Conclusão

Nós vivemos em uma era bem caótica e Thomas Sowell é um grande remédio para curar a insanidade dos tempos atuais, há de vir outro pensador do calibre e refino como Thomas Sowell em nossa época.

Poucos possuem o grau de assertividade e a elegância do pensador americano e poucos deixarão um impacto tão profundo quanto o mesmo, vale ressaltar que o presente artigo apenas explora a ponta do iceberg, tendo em vista a magnitude do pensamento do autor, seria impossível para aquele que vos escreve sintetizar toda sua obra com 100% assertividade, porém tentei fazer o melhor que pude.

Se ainda não leu Thomas Sowell, aconselho que leia imediatamente e prepare-se para ter suas crenças abaladas, assim como eu as tive.


Texto por Gabriel Barros

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *