Por que é tão fácil perder dinheiro na Bolsa?

Introdução

A bolsa de valores democratiza as possibilidades de investimentos, dando a possibilidade de qualquer pessoa comprar um pequeno pedaço de cada empresa, sendo esse pedaço uma ação. Caso a bolsa não existisse, somente quem tivesse centenas de milhares de reais poderia acessar tais investimentos. Dado que as menores empresas da B3 são da ordem de centenas de milhões em valor de mercado.

No entanto, para entender melhor sobre este mercado, é preciso saber alguns conceitos básicos. 

Conceitos Básicos sobre Bolsa de Valores

A Bolsa de Valores é um local onde é negociada com muita facilidade participações em empresas, imóveis e outros ativos relacionados ou derivados destes mencionados. Embora exista um certo “ar” de exclusividade, talvez por que há poucos anos atrás era necessário ter determinado montante mínimo de dinheiro para abrir uma conta de investimentos; atualmente se tornou consideravelmente mais fácil. Basta baixar um aplicativo gratuito, como o NuInvest, que também é zero corretagem, e com 10 reais já pode comprar uma cota de um fundo imobiliário e receber aluguéis proporcionais a essa cota. 

Os preços das empresas e dos imóveis variam diariamente com regras de oferta e demanda. A B3 é a bolsa de valores brasileira, nada impede de que apareça outra, atualmente é só uma por resultado da fusão da BM&F e da BOVESPA. 

Porquê as pessoas perdem dinheiro na Bolsa

Qualquer um entende a importância de comprar na baixa e vender na alta. No entanto, é comum conhecer histórias de pessoas que perderam boa parte de seus investimentos na bolsa. A pergunta que se levante é: o que exatamente acontece para que as pessoas façam o oposto aquilo que é intuitivo?

Acontece que algumas pessoas tratam a bolsa como se estivem apostando em um cassino, comprando apenas na empolgação e sem verificar os fundamentos. Este movimento vai, invariavelmente e naturalmente, levar o mercado à uma alta de preços.

Na última alta do mercado entraram 2 milhões de novos CPFs na bolsa, segundo a B3. Pessoas com pouca experiência de mercado, que não investiram em uma recessão e não viram seus investimentos caírem de preço. Investir o próprio dinheiro ao longo de um determinado tempo é o que mais ensina sobre risco e retorno. Algumas pessoas acham que tem apetite a risco, até ver suas economias despencaram 50%, mesmo que momentaneamente. Para evitar situações onde, por pânico, ocorra saque e realização de prejuízo, é interessante investir relativamente pouco dinheiro em ativos de alta volatilidade. Ao longo do tempo, acompanhando os gráficos de evolução do patrimônio que se tem a experiência necessária para compreender a melhor relação risco retorno de cada investidor.

Conclusão

Para ganhar dinheiro é necessário fazer análises, verificar os fundamentos por trás de cada negócio e entender o real valor daquilo que está sendo comprado. Ou seja, é preciso  estar seletivamente contrário ao mercado.

Como diz Benjamin Graham no livro o investidor inteligente:

“Vender quando o senhor mercado estiver eufórico  e comprar quando o senhor mercado estiver depressivo.”

Por mais lógico e simples de entender, as pessoas têm dificuldade em colocar em prática esses ensinamentos. Essa dificuldade de agir de forma racional atinge a todos, inclusive grandes investidores do mercado financeiro.

Daniel Kahneman é um psicólogo que se dedicou a estudar o comportamento humano no mercado financeiro, ganhando o prêmio Nobel por explicar os mais de 180 vieses comportamentais que atingem a todos. O fato é que o sentimento de ganância, euforia, medo e raiva irão nos atingir, é responsabilidade de cada um domá-los.

Atualmente a bolsa está “barata”. Ao considerar a relação preço/ lucro do ibov que atualmente está abaixo de 7x, segundo a revista da Expert da XP. As pessoas estão fugindo do risco da bolsa para ganhar a taxa selic que atualmente está em 12,75% a.a.

Além disso, o mercado tem desconfiança de que a classe política manterá os gastos estatais sob controle exigindo um prêmio de risco. Elevando a taxa um pouco mais, além disso um histórico de selic baixa, pressiona a taxa básica para um patamar maior e a alta na taxa de juros americanos também pressiona a nossa selic.

Apesar da Selic ter subido bastante ainda há possibilidade de subir mais.

Assim as pessoas tendem a tirar dinheiro das ações e investem em renda fixa, vendendo suas posições justamente na baixa do mercado. Afinal, por que correr tanto risco com ações se na renda fixa já existe um retorno de 12,75%?

É exatamente o que todo mundo pensou, pressionando os preços das ações para baixo. Talvez este seja exatamente mais um momento em que o comportamento descrito por Kahneman esteja ocorrendo. Onde o primeiro nível de pensamento é ter um raciocínio lógico, mas que resulta em fazer justamente o que está todo mundo fazendo; já o segundo nível de pensamento, implica em perceber o efeito manada há tempo de se preparar para agir ao contrário, discordando em momentos específicos do consenso do mercado. (First level think, second level think descritos no livro rápido e devagar, por Daniel Kahneman)

Onde mais uma vez as sardinhas pensam que estão fugindo, mas estão nadando direto para a boca dos tubarões que estão comprando as ações baratas.

Talvez, daqui a 5 anos, os CPFs voltem para a bolsa, quando as taxas de juros estiverem mais baixas e as ações mais caras.


Texto por Paulo Sérgio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *