InfoDamas – Maio

Vamos relembrar os principais acontecimentos de Maio?

Se a vida está corrida, está na hora de desacelerar e se informar dos últimos acontecimentos do Brasil e do Mundo

No cenário internacional os seguintes acontecimentos merecem destaque:

Guerra na Ucrânia bate 100 dias

A Guerra iniciada pela Rússia em 24 de fevereiro continua, o que fez o parlamento da Ucrânia votar para estender a lei marcial no país por mais 90 dias. Agora, ela passa a valer até 23 de agosto.

A lei marcial é uma norma que o governo utiliza para substituir todas as leis e autoridades civis por leis militares. Ela é implantada em cenários de extremo conflito ou em situações de perigo e catástrofes. No caso ucraniano, a medida prevê uma mobilização militar geral, que proíbe homens entre 18 e 60 anos de saírem da Ucrânia.

Partido Consevador Mantém Boris Johnson

Após o vazamento de fotos do primeiro ministro realizando festas em seu gabinete durante o período de isolamento social, episódio que ficou conhecido como PartyGate (falamos sobre isso no InfoDamas de Janeiro), o Ministro Boris Johnson foi compelido a se explicar e passou por um processo para verificar se manteria seu cargo.

A votação para manter o Primeiro-Ministro do Reino Unido no poder durou aproximadamente duas horas. Para que o ministro perdesse o cargo e, consequentemente, a liderança do partido era necessário que a oposição conseguisse a maioria simples do parlamento, o que representa 180 votos. 

No entanto, o resultado foi favorável a Boris Johnson (58,6%), que recebeu o voto favorável de 211 deputados contra 148. Porém a margem de diferença para o partido conservador é pequena o que desperta curiosidade. 

Retornando ao Brasil, tivemos relevantes agitações políticas. 

Dória desiste da corrida presidencial

O ex-governador de São Paulo, João Doria, desistiu de se pré-candidatar à Presidência da República. Essa é a primeira vez na história que o PSDB desiste de eleição. A desistência se deve por disputas internas no partido do candidato, bem como a alta rejeição que tem enfrentado no Estado de São Paulo, o que compromete a disputa eleitoral para governo de São Paulo, que vem sendo governado pelo partido desde 1994. 

Com isso, a lista atual dos pré-candidatos à Presidência são: 

  • Andre Janones (Avante), 
  • Ciro Gomes (PDT), 
  • Eymael (DC), 
  • Felipe D’Ávila (Novo), 
  • Jair Bolsonaro (PL), 
  • Leonardo Péricles (UP), 
  • Lula (PT), 
  • Pablo Marçal (PROS), 
  • Simone Tebet (MDB), 
  • Sofia Manzano (PCB) e 
  • Vera Lúcia (PSTU).

A polêmica deste mês envolve o legislativo

PEC da Polêmica

Foi pautado perante a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania uma proposta de emenda à Constituição, que propõe a cobrança de mensalidades em universidades públicas para os mais ricos. A ideia da PEC é que aqueles estudante que tenham condições banquem os estudantes que não tiverem recursos suficientes. Esse “corte de renda” seria definido pelo Poder Executivo e uma comissão da universidade analisaria os casos de gratuidade. Muito se discutiu se tal medida seria justa ou se causaria segregação entre os alunos.

Na área econômica uma notícia boa para o bolso do cidadão brasileiro:

Bolsonaro propõe zerar ICMS

Bolsonaro contando que o PLP 18/2022 seja aprovado propõe que os estados reduzam para 0% do ICMS sobre o diesel e gasolina até dezembro, e prometeu que a união irá ressarcir eventuais perdas que os estados terão durante a arrecadação.

O custo para União – ou seja, para o pagador de impostos – seria de 25 bilhões de reais para o ressarcimento do diesel e de 15 bilhões de reais para o gás de cozinha.

Essa medida defendida pelo presidente Jair Bolsonaro se assemelha com os subsídios sobre a conta de energia elétrica realizada pela Dilma, que teve de resultado o prejuízo de 60 bilhões pago pelo pagador de imposto.

Ações da Eletrobras

O lado corporativo que merece destaque foi o início do período de reserva para investidores na oferta de ações da Eletrobras, que começa no final de Maio sexta e tem uma expectativa de poder movimentar até R$ 35 bilhões. 

Com isso finalizamos o InfoDamas de Maio.


Texto por Danyele Slobodticov e Panagiotis Gkionis

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *