Artigos Traduzidos
Economic Freedom and Social Justice
Wanjiru Njoya, em seu livro, faz uma análise sobre os fundamentos igualitários da lei de igualdade, usando a perspectiva liberal clássica. Em duas questões centrais, questiona o status étio dos ideias sociais e morais igualitários – que se baseiam em falsas premissas e são prejudiciais à justiça e à liberdade.
A justiça idealmente exige igualdade?
As diferenças de habilidades entre as pessoas são injustas em algum sentido?
Wanjiru responde essas questões no contexto da diversidade racial e baseia-se na estrutura legal do Reino Unido e de outras jurisdições de direito. Afinal, liberdade econômica e justiça social devem ser analisados por meio de uma investigação intelectual crítica.
The Discovery of Freedom
Rose Wilder Lane (1886-1968), em seu livro, defender a tese de que os seres humanos têm dentro de si a capacidade de fazer seu próprio caminho, e foi isso que criou a civilização mais gloriosa da história mundial. Sua paixão era ajudar os outros a ver a causa: não autoridade, mas iniciativa e ação individual.
Ela procurou destacar a diferença que fazia na América o fato de o indivíduo poder ser libertado da autoridade governamental.
Este é seu livro de não ficção (1943), que teve um grande impacto no pensamento libertário americano no século XX. É ainda considerado por muitos um dos livros mais influentes do século 20, e já foi lido por autores como Murray Rothbard.
HATE
Nadine Strossen (1950) é advogada e acadêmica que defende extensivamente as liberdades civis.Lançou seu livro na época em que as dicussões acerca de leis em prol do combate dos “discursos de ódio” estavam em alta e, segundo Strossen,a liberdade de expressão robusta é fundamental para garantir a igualdade e combater o ódio.
“Todos devemos exercer o que é o direito mais essencial de todos, para a promoção dessas causas vitais: o direito de não calar”(STROSSEN, 2018).
Seu livro de 2018, Hate: Why We Should Resist It With Free Speech, Not Censorship, é amplamente elogiado por especialista de diferentes ideologias e discute acerca da criação de leis para combater discursos de ódio.
Why Liberalism Works
Deirdre McCloskey (1942) é economista e defende ativamente o porquê do liberalismo funcionar. Inclusive, em seu livro, ela explicita como os que os verdadeiros valores liberais são capazes de proporcionar um mundo mais livre e próspero para todos.
Para isso, Deirdre volta para as ideias defendidas pela primeira vez por filósofos renomados do século XVIII, como Locke, Smith, Voltaire e Wollstonecraft.
Além disso, demonstra como o liberalismo é o responsável pelo Grande
Enriquecimento e como em sua essência tem como pilar a retórica, e não a coerção.