Precisamos de mais bilionários

O erro do pensamento marxista

Das idéias derivadas dos pensamentos marxistas, uma se destaca como bastante incoerente:

Até hoje, alguns acreditam que a quantidade de riqueza no mundo é imutável, como se ela não mudasse com o tempo. Pensando dessa forma, a única maneira de acabar com a pobreza seria retirando o dinheiro dos ricos e distribuindo aos mais pobres.

Pelo óbvio, é claro que todos precisam de algum ponto de partida. Milton Friedman, principal referência da Escola de Chicago, já defendia o imposto negativo. Esse seria um valor mínimo para garantir o acesso ao básico para todas as pessoas, a fim de reduzir a pobreza. [1]

Na contra mão disso, a esquerda acredita que a única forma de acabar com a pobreza é taxar os ricos, como se eles fossem os grandes culpados.

O caso de Bill Gates

Na realidade, os ricos, incluindo principalmente os bilionários, são os que mais solucionam problemas. Bill Gates, por exemplo, criou, dentre tantas coisas, o Excel, o Word e o Power Point, e contribuiu na vida de bilhões de pessoas ao longo de décadas.

Seja para uma empresa, para fins de estudos escolares ou ainda acadêmicos, essas ferramentas geram muito dinheiro para o Gates, mas principalmente para quem usa, sendo um jogo de claro ganha-ganha. 

Além disso, ele não proíbe as pessoas de usarem a versão pirata, caso não tenha dinheiro para o plano, a pessoa vai ver na tela “software não oficial”, sem impedimento de uso. Em 2015, durante um TED Talks, Gates havia explicado o risco de uma pandemia global, explicou como e por quê seria um vírus e ainda deu as soluções.

Elon Musk, um grande solucionador de problemas

Outro bilionário que fez excelentes contribuições é Elon Musk. A Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA) gastava 10 vezes mais em dólares o quilo para o envio de cargas ao espaço. 

A ideia, que parecia impossível — de “estacionar o foguete de ré”, permitiu que ele colocasse milhares de satélites e criou a constelação StarLink, que está em órbita ao redor da Terra. Quando a Rússia derrubou o sistema de internet da Ucrânia, ele restabeleceu a internet no país via StarLink. [2]

Elon Musk também resolveu o problema de estabilidade de energia elétrica da Austrália [3]. Ao migrar para uma matriz energética mais limpa, o país se viu em um problema, diferente de uma hidrelétrica, os aerogeradores não estocam vento, nem painéis solares estocam sol. 

Dado o problema, Musk se prontificou a solucioná-lo em 100 dias. Caso a instalação demorasse mais do que o prometido, o projeto sairia de graça para a Austrália. O governo australiano topou, e a estabilidade energética foi garantida em menos de 70 dias.

Bilionários não são inimigos

Um terceiro nome importante é Warren Buffett, o quarto na lista da Forbes dos mais ricos, com 118 bilhões de dólares. Ele alcançou essa marca sendo o maior investidor do mercado financeiro de todos os tempos. Da fortuna, Buffet se comprometeu a doar 99% à caridade. [4] 

Além disso, 68% das pessoas ultra ricas começaram do zero. Ao contrário do que comumente se diz, a maioria dos bilionários não são herdeiros, conforme um estudo realizado pela Wealth X [5] e como mostrou uma reportagem da CNBC [6]. Portanto, quer ganhar dinheiro? Solucione problemas; verifique quais são as demandas da sociedade e quais problemas valem a pena serem resolvidos para que você possa oferecer a solução às pessoas. Afinal, é isto que essas pessoas de sucesso fazem, descomplicam a vida de outras em larga escala.

Dessa forma, fica evidente que não adianta insistir na ideia de que o que vale é a hora de alguém ou o tempo que ela trabalhou. Pelo contrário, o que realmente conta é o valor gerado, a produção entregue e o problema solucionado. 

Referências

[1] – https://www.youtube.com/watch?v=6Af6b_wyiwI&t=87s

[2] – https://exame.com/tecnologia/starlink-como-a-internet-de-elon-musk-mantem-a-ucrania-conectada/

[3] – https://meiobit.com/arquivo/376087/australia-maior-banco-de-baterias-powerwall-do-mundo-elon-musk-cumpriu-promessa/

[4] – https://www.seudinheiro.com/2021/economia/warren-buffett-ja-doou-metade-da-fortuna-para-a-caridade-mas-segue-entre-os-homens-mais-ricos-do-mundo-confira-os-numeros/

[5] – https://www.wealthx.com/report/world-ultra-wealth-report-2019/

[6] – https://www.cnbc.com/2019/09/26/majority-of-the-worlds-richest-people-are-self-made-says-new-report.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *