Objetivismo no dia-a-dia: exemplos práticos de como os princípios objetivistas podem ser aplicados na vida diária

Objetivismo no dia-a-dia: exemplos práticos de como os princípios objetivistas podem ser aplicados na vida diária

O Objetivismo, filosofia desenvolvida por Ayn Rand, fornece uma estrutura e riqueza de conhecimento para entender e viver a vida de uma maneira coerente com os nossos próprios valores. Neste sentido, quando vivemos de acordo com os valores que acreditamos, conseguimos ter uma vida mais feliz, realizada, autoestima – que são fundamentais para a saúde mental do indivíduo. Por isso, separei 5 exemplos práticos para que possa implementar o objetivismo no seu dia-a-dia! 

1 . Reflita suas decisões: 

Muitas vezes, deixamos as emoções do momento e a opinião dos outros sobressair e acabamos tomando decisões com base no que outras pessoas disseram e na emoção que “falou mais alto”, seja por medo, tristeza, raiva e até alegria do momento.  Quando paramos para pensar sobre nossa vida e as escolhas que estamos fazendo, refletimos também se estamos fazendo algo por conta de outras pessoas ou por você mesmo! Sendo assim, reflita suas decisões e seja racional e coerente consigo mesmo! Tire um tempo no dia para realizar essa reflexão e não tomar decisões precipitadas. 

2. Defina metas claras para sua vida: 

Ao invés de vagar a vida sem direção e se baseando na opinião dos outros, estabeleça metas claras e tangíveis para sua vida pessoal e profissional. Essas metas devem ser baseadas em seus próprios valores e desejos, não em expectativas externas. Ao definir metas específicas e mensuráveis, você pode criar um plano de ação concreto para alcançá-las, mantendo o foco e a motivação ao longo do caminho. Em um papel faça uma lista separando- as em linhas sobre: seus  sonhos, seus valores, o que você jamais abriria mão e com base nisso, escreva seus objetivos com base no que colocou como seus valores. Isso poderá te ajudar a olhar sua vida de modo que reflita se você está indo contra ou a favor do que você considera como valor. 

3. Aprenda a dizer não quando necessário:

Em vez de ceder à pressão das pessoas ao seu redor ou evitar conflitos, pratique a comunicação assertiva para expressar suas necessidades, opiniões e limites de forma clara e respeitosa. Isso envolve aprender a dizer não quando necessário, defender seus valores e buscar soluções construtivas para os conflitos interpessoais. Ao comunicar-se de maneira assertiva, você fortalece sua integridade e autonomia, aprendendo a colocar limites e ir fazer as coisas de acordo com o que vá de encontro aos seus valores. 

4. Cultive o amor próprio:

Diante de muitas decisões que fazemos na vida, correria e opiniões externas, deixamos muitas vezes de olhar para nós mesmos. Para Rand é necessário que antes de dizer “eu te amo” a alguém,  é necessário primeiro dizer “eu”! Por isso, reserve um tempo regularmente para se dedicar ao autocuidado. Tire um tempo para fazer coisas que você goste, seja leitura, escrita, assistir um filme, buscar mais conhecimento, ou ter um momento apenas para você! Ao cultivar o amor próprio, você fortalece sua autoestima e confiança, permitindo que você viva uma vida mais autêntica e gratificante. Cuide-se e reflita o que pode estar te deixando menos confiante e diminuindo sua autoestima. Lembre-se também que o ambiente que você está inserido e pessoas que você convive faz parte do contexto também!

5.Busque seu desenvolvimento pessoal e profissional:

Em vez de se acomodar na zona de conforto, busque continuamente expandir seus horizontes e aprimorar suas habilidades. Isso pode incluir a leitura de livros, participação em cursos, workshops ou seminários relacionados aos seus interesses e objetivos de carreira. Ao buscar ativamente o desenvolvimento pessoal e profissional, você fortalece sua capacidade de alcançar seus objetivos e se destacar em sua área de atuação, ao mesmo tempo em que promove um maior autoconhecimento e realização pessoal! Isso inclui buscar seu desenvolvimento de acordo com seus valores e na área profissional não é diferente. 

Ayn Rand nos trás uma lição valiosa da importância de seguirmos nossos valores, pois é isso que trará uma vida mais feliz ao indivíduo! Portanto, o objetivismo nos ajuda a olhar para o cotidiano de forma mais racional, fazendo com que refletimos sobre nossas decisões, ambiente e pessoas que estamos seguindo e mantendo em nossas vidas. 

Espero que as dicas te ajude e faça você refletir sobre seu modo de viver e ver a vida! 

Livro base: A virtude do egoísmo – Ayn Rand. 

Isabela Almeida

*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *