A menor minoria na Terra é o indivíduo.
Aqueles que negam os direitos individuais não
podem se dizer defensores das minorias.
Ayn Rand
Segue abaixo o significado de individualismo no dicionário da língua portuguesa. Peguei, por exemplo, um dicionário de prestígio, Caldas Aulete, para mostrar a semântica da palavra.
(in.di.vi.du:a. lis. mo)
sm.
1. Tendência que valoriza mais os interesses individuais; EGOÍSMO: O individualismo excessivo prejudica a humanidade.
2. Fig. Maneira de pensar ou viver só para si: Não deve haver individualismo em trabalho de equipe.
3. Econ.Fil.Pol. Doutrina ou corrente de pensamento de valorização suprema do indivíduo, considerado o elemento mais elevado de uma sociedade e o fim de si mesma.
[F.: individual + –ismo.]
Em seu significado primário, enquanto defensores de ideias liberais, podemos concordar até o ponto e vírgula. No próximo período, um substantivo masculino é agregado: egoísmo.
Para nós, que temos (ou espera-se que tenhamos) repertório de leitura nesta seara, não nos assustamos com a palavra. Mas, ela dita em um dia comum carrega um significado cristão muito forte, como diz em Filipenses 2:3: “Não fazendo nada por briga ou por egoísmo, mas com humildade mental, considerando os outros superiores a vós”.
Este versículo também remete à Gálatas 5:26: “Não fiquemos egoístas atiçando a competição entre uns e outros, invejando-nos uns ao outros”.
O que é mais útil para nós é a terceira opção: “[…] considerado o elemento mais elevado de uma sociedade”.
Irei partir de um ponto perpendicular e congruente na ideia de individualismo: Adam Smith.
Na frase descrita acima, Smith deixa claro que o motivo de termos os insumos para a nossa ceia não é do bom samaritano que há no açougueiro ou no padeiro, mas sim do quanto é vantajoso para eles nos vender os insumos. Perceba que você é o meio pelo qual eles conseguem realizar os próprios desejos. Ou seja, o motivo pelo qual eles nos atendem é bem simples: egoísmo. Eles colocaram os interesses pessoais como motrizes na sociedade para alcançarem os objetivos.
Suponhamos que um indivíduo sonha em ter uma casa e, para comprar esta casa, ele precisa de dinheiro. Para conseguir todo o dinheiro que precisa, ele necessita acumular a quantia e, para que isto aconteça, ele precisa fazer troca voluntárias, seja por meio da venda de sua força de trabalho ou pela comercialização de produtos e serviços.
Ele, então, escolhe a venda de produtos. Logo, é do interesse dele que você compre com recorrência e em muita quantidade. Portanto, ele resolve abrir em horário estendido, além de vender produtos relacionados ao que ele já vendeu, e também começa a fazer entregas. Estas são estratégias para deixar você satisfeito? Sim, mas, dentro da discussão proposta, o ponto principal é o puro interesse do próprio comerciante.
Este exemplo que dei pode parecer um pouco distante e muito imaginativo, por isso, irei usar um caso pelo qual muitos já passaram: quando você vai a uma loja de roupas e é muitíssimo bem atendido. No local, há um atendimento voltado especificamente para você, onde os atendentes sugerem combinação de roupas mais sofisticadas, perguntam para qual ocasião irá usar tais roupas, levam e buscam várias roupas, descem e sobem escadas e deixam você em uma cadeira confortável, além de oferecerem bebidas como água e café.
Os funcionários fazem tudo isto por que gostam de você, uma pessoa com quem provavelmente não possuem qualquer relação pessoal, ou por que elas têm sonhos e metas pessoais que podem ser apenas realizados com seus salários? Ao levarmos em consideração os pontos levantados, podemos concluir que é pela segunda opção. Ou seja, eles são egoístas.
Desse modo, é do interesse dos atendentes que você compre, porque, assim, pelo sistema de comissões, por exemplo, eles conseguem mais dinheiro, meio pelo qual eles podem realizar sonhos e atingir a felicidade. Tal como o mercador, que quer comprar a casa, no primeiro exemplo que dei. E como as pessoas conseguem mais dinheiro?
No caso da vendedora da loja, o que ela pode fazer para receber mais? Uma resposta mais pragmática remeteria para que ela fosse mais produtiva. E como se faz isto? Com uma organização mais eficiente do estoque para que ela não demore muito lá e, se possível, traga ao piso do atendimento alguns pares do produtos que mais saem.
Em questão de agregar valor, caso seja uma loja de roupas, por exemplo, criar combinações imagéticas e sugerir ao cliente, especializar-se em consultoria de imagem e oferecer este serviços ao cliente, ter uma costureira na loja ou contratar o serviço de alguma outra profissional nos arredores e fazer uma parceria com ela.
A força aparente que move o excelente atendimento parece ser apenas um ato comum, despreocupado, mas não é. Graças aos atendentes que colocaram os interesses pessoais acima dos do cliente, você teve um excepcional atendimento.
Portanto, podemos concluir que não existe qualquer coisa que o homem faça que não seja movido pelo egoísmo. Durante o texto, foi possível identificar a ressignificação do sentido de egoísmo, sem o mesmo “peso” que tinha no início da discussão.
Você, em seu trabalho, quando dá o melhor pelo time e pela empresa, faz isso por bom samaritanismo? Você quer ser reconhecido, ter um contracheque pomposo, a altura do seu empenho, da sua entregabilidade.
Você pode vir a me perguntar: e os que fazem caridade, parecem que não há nada de egoísta nisto, não é? Pelo contrário, há tudo. Ao considerar a linha de pensamento que apresentei durante o texto, podemos enfatizar que ele doa pelo sentimento de satisfação pessoal, de fazer o bem, ele doa por este sentimento. Seja ajudando uma pessoa diretamente ou querendo preservar um animal em extinção ou parte da Amazônia, o sentimento que move estas ações é o mesmo, egoísmo.
“…O meu egoismo, é tão egoísta
Que o auge do meu egoísmo é querer ajudar…
Carpinteiro do universo — Raul Seixas
*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição