O debate energético é bastante dinâmico, as tecnologias mudam, há formas cada vez mais diversas de gerar energia. Com uma demanda crescente de energia e políticas ecológicas cada vez mais rígidas, o debate aflora e se torna comum que pessoas se posicionem tomadas por emoções, sem considerar as reais consequências ou mesmo verificar alguns fatos. Como solucionar o problema energético, oferecendo energia a um preço justo e sem grandes impactos para o meio ambiente?
Primeiramente, a definição de energia renovável, é quando seus recursos naturalmente se renovam. Por exemplo, uma hidrelétrica tem a água de seu lago renovada pelo rio que abastece, todos os dias o sol volta para abastecer as usinas solares e o vento é cíclico, abastecendo os aerogeradores. Por outro lado, carvão mineral e petróleo são recursos finitos, quando um poço de petróleo chega próximo de seu limite, é necessário que se procure novos poços, a mesma lógica se aplica a qualquer outro recurso não renovável.
Na sequência, precisamos lembrar que o fato de ser renovável não significa impacto zero no meio ambiente. Pense no silício dos paineis solares que são minerados, ou qualquer peça metálica de um aerogerador ou o impacto gerado pelo lago de uma represa de uma hidrelétrica, todas essas fontes renováveis geram impactos ambientais significativos que podem, ou não, valer a pena.
Eventualmente, vem à tona a ideia de proibir determinadas fontes de energia por serem muito poluidoras, essas mesmas pessoas geralmente dizem defender os mais pobres. O absurdo está justamente em ignorar que proibir uma fonte de energia iria aumentar o preço a ponto de empobrecer mais ainda as pessoas mais pobres. Basta verificar por exemplo, quantos alimentos em um supermercado dependeram de energia elétrica para se manterem frescos, combustível fóssil ao ser transportado por um caminhão e sem contar todo o processo de produção, em geral, mecanizado e dependente de energia. A utlização de energia faz parte da evolução da qualidade de vida das pessoas, conforme se vê na Fig. 01:
A energia solar tem crescido bastante, ela será capaz de suplantar todas as outras fontes de energia?
Embora o crescimento seja significativo, a demanda de energia empurra para o crescimento todas as fontes de energia. Em termos absolutos, nunca utilizamos tanto petróleo, tanto carvão mineral, tanto gás natural, entre outras, quanto hoje, conforme se vê na Fig. 02.
Com a tabela mostrada na Fig 03, fica evidente a diferença na proporção de cada fonte, ainda que o crescimento seja significativo, a solar ainda está longe de suplantar as outras fontes.
Qual o papel do governo neste debate?
O grande erro a ser evitado é suspeitar que o governo deveria dizer qual será a solução. O máximo talvez seja recompensar a captura de carbono e o crédito de carbono. Por exemplo, os EUA estimularam o carro a hidrogênio, que se mostrou um grande erro, quem comprou o Toyota Mirai provavelmente se arrependeu, o carro ao longo de quase 10 anos vendeu apenas 10mil unidades, basicamente um mico de vendas, a shell nos EUA segue fechando as estações de fornecimento de hidrogênio ao ver a queda na demanda.4
Por outro lado, utilizar menos combustível também é uma solução ecológica e inteligente, o primeiro Boeing 707 precisava de 3 vezes mais combustível por pessoa, que um atual 787, para o mesmo trajeto. A evolução ao longo das décadas foi claramente motivada para redução de custos, mas que também esteve em linha com a preservação do meio ambiente.
Portanto, o governo não tem como decidir qual será a fonte mais ecológica ou mais ambientalmente correta. Ele pode reduzir impostos para quem captura carbono, para todos que fizerem isso, sem distinção, desta forma o mercado trará a melhor e mais eficiente solução.

*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição.
- U.S. Energy Information Administration (2023);
Energy Institute – Statistical Review of World Energy (2024);
Population based on various sources (2023)
Compilação dos dados: Our World In Data ↩︎ - Energy Institute – Statistical Review of World Energy (2024); Smil (2017)
In the absence of more recent data, traditional biomass is assumed constant since 2015.
OurWorldinData.org/energy | CC BY ↩︎ - Energy Institute – Statistical Review of World Energy (2024); Smil (2017)
In the absence of more recent data, traditional biomass is assumed constant since 2015.
OurWorldinData.org/energy | CC BY ↩︎ - https://www.spglobal.com/commodity-insights/en/news-research/latest-news/electric-power/021224-shell-permanently-closes-light-duty-hydrogen-fueling-stations ↩︎