Todo mundo concorda que precisamos de educação e que a educação te liberta da ignorância, mas a educação não só te liberta como também te dá oportunidades melhores. No entanto, em alguns países a educação se tornou uma máquina estatal para retroalimentar o sistema no qual paira, as crianças e adolescentes, sem perceberem, acabam aceitando tudo que o professor diz, e o professor tem que seguir certos conteúdos de certa maneira imposta por um órgão regulador estatal.
Em países emergentes a educação é imposta de uma maneira que o serviço acaba sendo de péssima qualidade, fazendo com que fiquem atrás no PISA. Nem sempre o que o Estado determina para educação é eficiente, principalmente em países emergentes, segundo os dados do PISA mostram que estamos emergentes tende a ter os piores resultados em comparação aos países de primeiro mundo. Com isso, podemos entender que países com mais liberdade econômica e ou mais livre tendem a ter educação melhor, pois com uma boa política econômica e liberdade pode-se desenvolver melhor não só educação como segurança, saúde, etc. Tendo qualidade na educação se têm oportunidades melhores com isso fazendo com que se tenha cada vez mais liberdade.
No nosso Brasil de meu deus, claro estamos muito distante de uma educação libertadora como muitos gostam de afirmar que temos, se nossa educação não é libertadora por onde podemos começar para que ela possa se tornar uma educação libertadora?. por mais clichê que isso pareça, para termos uma Liberdade Educacional temos que ter juntamente liberdade econômica e liberdade de inovar, o nosso sistema educacional é engessado e ultrapassado, não concedendo com os anseios atuais fazendo com que o Brasil fique sempre no fundo da tabela do rank de qualidade educacional. Como citado acima, países mais livres economicamente tendem a ter melhores resultados, se a fórmula para o caminho é essa deveríamos tentar, afinal melhorar a educação é um anseio nacional, por isso não vejo menor problema em tentar algo que em diversos países dá certo.
Tendo a liberdade de inovar no sistema educacional, aos poucos iríamos subir de rank, pois nada é instantâneo e repentino. Processos como uma renovação demoram para ir para o caminho certo, no entanto é muito melhor do que não fazer nada e deixar as pessoas presas como na teoria da caverna de platão, ficariam presos na falsa ilusão que temos uma liberdade educacional, econômica e até nos dias atuais uma ilusão de liberdade de expressão. Liberdade é teu direito você poder educar da maneira que acha melhor, sem que algum político decida se o assunto que você estuda é bom ou ruim.
Falando em liberdade de educar, Homeschooling é uma forma de liberdade educacional, onde os pais ensinam para os seus filhos os assuntos nos quais acham mais convenientes. No Brasil o Homeschooling é considerado quase um crime, pois para certos políticos os pais não teriam menor direito de tirar a criança da escola pois ela não saberia socializar, etc. Porém, o homeschooling já se provou ser eficaz, tanto que em alguns países é permitido além de que o homeschooling já se provou eficaz até no Brasil, Segundo o G1 uma estudante de 18 anos passou em 5º lugar em engenharia pela USP – Politécnica, no entanto foi proibida de ingressar pois tinha feito homeschooling. Ou seja, por ter pais que achavam que a qualidade escolar brasileira era ruim, optaram por ensinar sua própria filha e ela não só mostrou ser capacitada como ficou em 5º na classificação para engenharia.
Liberdade e educação andam juntas, educação te liberta das amarras da ignorância, te fazendo ter melhores oportunidades de escolhas nas quais você terá total capacidade de escolher sabiamente, uma educação de qualidade não vem de um sistema engessado e ultrapassado, muito menos de engravatados em um ministério, vem da inovação e da liberdade de inovar. A educação só liberta quando a mesma for livre para tal.
*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição.
Fontes