O liberalismo da Escola de Chicago x Escola Austríaca

Afinal, qual é a principal diferença entre a Escola de Chicago e a Escola Austríaca de economia?

Ambas são a favor do laissez-faire, do livre mercado, da redução do estado, da não intervenção na economia e baixa ou nenhuma regulação nos negócios e diminuição dos impostos. Contudo, a Escola Austríaca é considerada uma escola heterodoxa, ficando de fora de congressos acadêmicos por exemplo, enquanto que a Escola de Chicago, termo cunhado por ser defendida por professores da Universidade de Chicago, cujo departamento de economia é um dos mais importantes do mundo, onde até 2018 recebeu 13 Prêmios Nobel de Ciências Econômicas. Afinal qual é a linha que separa pensamentos tão parecidos? 

A Escola Austríaca tem sua origem com Carl Menger, que em 1871 publicou o livro Grundsätze (Princípios da Economia). Sendo um dos primeiros a tratar de utilidade marginal. Esta lei explica que quanto maior a quantidade de um bem, a utilidade marginal decresce e a utilidade total cresce, ou seja, um segundo carro na casa de alguém ajuda, porém não é tão essencial quanto o primeiro. Outra contribuição deste autor é a abordagem sobre o preço, onde a formação deste não é um processo harmônico e sem conflito, na realidade o preço não é determinado, está dentro de limites amplos e o preço é determinado pela barganha entre os agentes. É fundamental entender o contexto de Menger, anteriormente, para Adam Smith, em A Riqueza das Nações (1776), o valor intrínseco de um bem seria exatamente o trabalho necessário para adquirir aquele bem. Por mais certo que Smith estivesse nessa afirmação, verifica-se que Smith se propõe a encontrar um valor exato e Menger, já propõe uma margem onde o preço pode flutuar. Portanto, Carl Menger, fez contribuições para as escolas de pensamento econômico atuais. 

A grande diferença entre a Escola Austríaca e a Escola de Chicago está no dinheiro. Hayek, Economista Austríaco, foi professor na Universidade de Chicago e defende que o dinheiro, a lei e a língua são paradigmas da ordem espontânea. Porém, embora a lei e a língua são permitidas de evoluir, o dinheiro, parou de evoluir, desde que o governo passou a tomar conta da emissão de moeda, diferentemente de antes, que haviam diversas moedas que competiam entre si, onde esta competição gerava evolução, conforme sua obra “A Desestatização do Dinheiro”. Portanto, este é o exato pensamento que coloca o Hayek dentre os economistas austríacos. O fato de ele propor que o dinheiro deve ser desestatizado, é considerado pela academia como um pensamento que não pode ser comprovado, ou seja, não há como fazer estudo acadêmico que determine que dinheiro não estatal seja melhor, por não ter como comparar, testar ou calcular. Já para a Escola Austríaca, não faz sentido querer privatizar tudo e não querer privatizar o dinheiro. Afinal o mercado é mais eficiente em tudo, por que não seria na criação de uma moeda?

Hayek propôs que o dinheiro deve ser imparável. Muitos consideram que essa afirmação foi a elaboração teórica da moeda ideal, muitos da economia austríaca consideram ainda que o bitcoin, por ser imparável, é o candidato ideal para dinheiro do mundo. Afinal, tem a característica de ser a alternativa para quem quer sair de países como Venezuela e Argentina. Onde a inflação é descontrolada e o câmbio limitado e fortemente regulado pelo governo. Nesses locais, o governo não consegue impedir seu uso. Em meados do século XX a Escola Austríaca passa a ser considerada Heterodoxa, de modo que atualmente contribui pouco para o pensamento econômico dominante. 

Portanto a Escola de Chicago foi muito influenciada pela Escola Austríaca, absorvendo a lógica do pensamento de liberdade e ordem espontânea, mas deixando de lado a desestatização do dinheiro e também o método de praxeologia de Mises, que propunha a previsibilidade da ação humana por características a priori. Ou seja, dadas as condições iniciais seria possível prever o comportamento econômico dos agentes.

Deste modo, a Escola de Chicago se mantém ortodoxa enquanto a Escola Austríaca é heterodoxa. Por defender o fim do controle do dinheiro por parte do governo, a Escola Austríaca é largamente defendida por libertários, enquanto que os liberais normalmente adotam a escola de Chicago ou outra escola ortodoxa que propõe diminuir o estado.


plugins premium WordPress