Para muitos de nós, quando falamos de política ou ciência política e usamos a categoria fetiche é recordado os escritos de Karl Marx. E, para esse texto, entenderemos o fetiche da ideologia usando como base a compreensão marxista da categoria. Para tanto, podemos demonstrar que nem todos os escritos de Karl Marx foram inúteis para a sociedade (contém ironia).
Fetiche, nada mais é que a relação social de cunho econômico, ou seja, ao invés de criarmos relações pessoais e íntimas, temos relações materiais e econômicas. Claro que as explicações do autor são mais complexas e exemplificadas do que esse breve resumo de duas linhas, mas isso é o suficiente para compreendermos o fetiche da ideologia. Já a ideologia, são as formas que os seres humanos utilizam para expressar as suas ideias, valores e visões de mundo.
Quando buscamos as expressões da sociedade ou de grupos, – até mesmo de indivíduos – referente ao estilo de vida ou mundo que eles esperam para o futuro seguindo as linhas das ideologias defendidas por eles, em suma maioria, escutamos percepções econômicas. As ideologias usadas no mundo atual para perceber as visões de mundo dos indivíduos abarcam problemas econômicos e sociais, apresentados pelos mesmos, causados pelo sistema capitalista. Estranho não?
A ideologia por essência deveria ser a expressão do mundo em sua totalidade. Então, quando falamos com um socialista e eles nos respondem que defendem a sua ideologia por questões econômicas, podemos questionar onde estão os valores morais. Sim, isso é uma afirmação!
Se as ideologias são expressões de como os indivíduos ou grupos esperam que seja o mundo, como podemos analisar apenas as questões econômicas?
Logo, devemos perguntar aos socialistas sobre percepções morais. Iniciaremos perguntando sobre os diferentes, dado que no socialismo quem decide as regras da sociedade são as pessoas da vanguarda, o que aconteceria com aqueles que não se enquadram nas normas e leis criadas pela vanguarda? Tomaremos como exemplo os homossexuais. Digamos que a vanguarda não considere os homossexuais como partes do coletivo (o que aconteceu na URSS), o que aconteceria com essas pessoas? Bom, acreditamos que elas seriam mortas ou enviadas para um campo de concentração. Socialista, perguntamos, como você soluciona esse problema?
Atualmente, os únicos argumentos usados para defender certas ideologias amparam apenas as questões econômicas e anulam qualquer valor moral. Apenas o liberalismo mantém todas as possibilidades expostas na sociedade (infelizmente, o anarcocapitalista também precisa rever algum dos seus valores morais). Através dos valores morais e econômicos, o liberalismo possibilita a todas as pessoas que convivam com as suas diferenças desde que isso não coloque em risco a vida e a propriedade dos indivíduos.
Então, voltamos ao socialista e perguntamos mais, caso nosso sistema de governo se configure em um socialismo, o que acontecerá com os comunistas, dado que eles não concordam com a ditadura socialista defendida pela ideologia? Afinal, isso poderia colocar em risco todo o sistema e a vanguarda deveria agir para se proteger.
O fetiche da ideologia nos apresenta que os defensores das suas ideologias pregam apenas as questões econômicas e não analisam o todo exposto na sociedade. O egoísmo irracional, bem como nos diziam Ayn Rand, é a base desta categoria, dado que a única coisa importante é ter o padrão econômico de vida que “eu busco”, independente se 20 milhões de pessoas morrerão (como também aconteceu na URSS).
Argumentos econômicos são bases incompletas para defender qualquer ideologia, é uma tarja nos olhos da realidade; as questões econômicas devem ser uma parte importante da ideologia, mas não o todo, gostando ou não, é necessário analisar o social e prezar pelos direitos naturais e inalienáveis (mesmo que sejam os defendidos pelo socialismo, por exemplo).
Por fim, o que tudo isso quer dizer? Esse emaranhado teórico e categórico foi usado para afirmar ser necessário defender e compreender todos os pontos da ideologia pelo qual foi decidido pelos indivíduos perceberem o mundo, considerando os pontos positivos e negativos, invocando todas as teorias que colaboraram para que a ideologia fosse espalhada pelo mundo.
Ou seja, se o socialismo matou homossexuais e mais de 20 milhões de pessoas, por exemplo, não esqueçam isso nos seus argumentos e usem as afirmações de que os estados socialistas matam pessoas (e sempre mataram) pelo bem da ideologia, prendem-nas em campos de concentração e impedem que o diferente exista. Sejam completos em suas análises!
Texto por Tailize Scheffer