Liberdade de expressão é o direito de qualquer indivíduo expressar suas opiniões, ideias e pensamentos livremente, sem medo de qualquer tipo de retaliação ou censura. Atualmente, poucas pessoas entendem que a liberdade de expressão é tão importante e necessária para existência humana, você poder falar o que pensa ou acha sobre determinado assunto é um dos direitos mais primórdios do ser humano, contudo há quem acha que falar determinados assuntos ou ter uma opinião fora do senso comum deveria ser censurado pelo o estado ou ser ostracizado da sociedade.
No mundo de hoje vemos muitos casos onde algum assunto não pode ser falado por determinado grupo pois não teria vivência suficiente, o que os identitários chamam de “lugar de fala”. Na visão deles, o indivíduo só poderia argumentar sobre algum assunto como racismo, sexismo, homofobia, entre outros, se o mesmo fosse do grupo que sofresse tais ataques, somente assim haveria validade no que ela diz.
A consequência disso vem quando, por exemplo, um homem não pode falar sobre feminismo pois ele não é mulher ou ainda um hetero não poderia falar sobre homofobia, uma vez que por não ser não teria como entender a dor que uma pessoal homossexual passa. Isso vai contra a liberdade de expressão, haja vista que tenta de alguma forma censurar o indivíduo por não ter contato direto com determinado assunto.
Um dos maiores perigos da liberdade de expressão é o politicamente correto, pois ele te limita a falar sobre determinados assuntos por poder ofender algum grupo. O problema dessa cortina de fumaça, que é o politicamente correto, é que se torna uma arma de censura absurda para qualquer lado político, haja vista que você controlar o que pode ser dito pode mover uma sociedade inteira para um lado.
A liberdade de expressão é uma das maiores armas dos indivíduos contra o autoritarismo, e é dever de todos defendê-la a todo custo, pois se não existir a liberdade de expressão acabaremos vivendo uma eterna censura onde um único indivíduo decide o que você pode ou não falar, fazer e pensar.
*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição
Pingback: A Inconfidência Mineira: uma revolta contra os importos - Damas de Ferro