Halving de Bitcoin: a Incansável Capacidade do Ser Humano de Perder Dinheiro

O grande evento de bitcoin que promete multiplicar seu valor de mercado em algumas vezes, talvez 3, talvez 6 vezes, ocorrerá nos próximos dias. O Halving diminui a produção de bitcoin minerado em 50%, isso diminui a oferta, onde o evento em si do halving traz bastante publicidade, que aumenta a demanda. Por leis de mercado, diminuir a oferta e aumentar a demanda gera uma apreciação do bem negociado. Portanto, é esperado que o bitcoin tenha seu valor apreciado em algumas vezes dentro dos próximos meses.

O Histórico

O gráfico abaixo é o rainbow chart, do site blockchaincenter.net, que mostra o comportamento do bitcoin em relação aos halvings, que são as linhas verticais, evento que está programado para acontecer a cada 210mil blocos, aproximadamente a cada 4 anos, o comportamento do bitcoin em preto, as cores são regiões, onde mais próximo do azul, mais barato, e mais próximo do vermelho, mais caro. Atente para o detalhe mais importante que é: o gráfico está na escala logarítmica, isso significa: que cada linha horizontal incrementa em 10 vezes a posição anterior, conforme se vê no lado direito do gráfico.

Tudo isso posto, verifico que, normalmente após o halving o bitcoin se apreciou muitas vezes. Desta vez o mercado está se antecipando um pouco ao movimento, mas parece que ainda há espaço para valorização. Observe que o bitcoin já não está mais em sua região mais barata, portanto não há tanta “margem de segurança” em relação a volatilidade no curto prazo. 

Mania de Perder Dinheiro

É curioso como o bitcoin se apreciou 28.000% desde novembro de 2015 e ainda assim, há pessoas que investiram nele e perderam dinheiro. Isso não é exclusividade do bitcoin. Algo semelhante ocorreu com o fundo Fidelity Magellan, que durante a gestão brilhante de Peter Lynch, que foi entre os anos de 1977 até 1990, rendeu em média 29,2% ao ano, um retorno espetacular. Embora o retorno do fundo seja muito acima da média, a média dos cotistas perderam dinheiro.

Como isso é possível? 


As pessoas comuns tendem a comprar na alta e vender na baixa, o melhor gestor de wall street também sente essa vontade, a diferença é que ele não realiza. Daniel Kahneman ganhou o prêmio nobel de economia em 2002 explicando a psicologia por trás do comportamento em mercados. Ele explicou, inclusive em seu livro, rápido e devagar duas formas de pensar, que os vieses cognitivos recaem sobre todas as pessoas, onde o pensamento rápido e automático é enviesado, já o pensamento mais lento, que vem depois, tende a ser um pouco mais racional. Então os grandes gestores não deixam de ser acometidos por emoções, mas eles pensam uma segunda vez e racionalizam o que está acontecendo. Kahneman listou em seu livro mais de 180 vieses, dos quais vou mencionar apenas alguns para você verificar se está sendo tomado por sentimentos e irracionalidade.

Viés do Medo de Ficar de Fora

Esse sentimento também pode ser traduzido como “tá todo mundo ganhando dinheiro menos eu”, então o colega de trabalho que comprou semana passada tá surfando a alta, um outro conhecido publicou no instagram os ganhos, no youtube o influencer de bitcoin tá nadando na grana e o seu amigo que comprou bitcoin lá atrás agora curte seus ganhos significativos. E aí vai ficar de fora da festa? Bom a notícia é que quando você resolver entrar, a festa já terá acabado. Se você comprar por esse motivo me avise, nesta hora eu irei vender, pois estará caro demais. 

Viés de Recência 

Acontece quando o seu amigo que comprou bitcoin lá atrás, por exemplo eu, que comprei quando a fundo three arrows capital colapsou, perdendo aproximadamente 3 bi de dólares de investidores, a Exchange FTX quebrou evaporando 8 bilhões de dólares em valor de mercado que era o que valia a FTX em bolsa, quando o protocolo altcoin terra-luna quebrou, onde a terra era uma moeda estável que dependia do protocolo, tinha 40 bilhões de dólares em valor de mecado e o dinheiro simplesmente deixou de existir. Foi após essas notícias que eu investi em bitcoin, afinal, o preço tinha caído muito mais do que o fundamento do bitcoin, ora, ninguém havia hackeado a blockchain do bitcoin, apenas o ecossistema envolta do bitcoin estava colapsando naquele momento. Acontece que o viés de recência faz as pessoas darem mais importância a eventos recentes do que o peso que eles realmente tem, ou seja, o valor intrínseco do bitcoin caiu, porém o preço negociado em tela caiu muito mais. É, portanto, necessário compreender que o ciclo de queda tem algumas fases, primeiro a negação do problema, então o ativo cai um pouco, mas as pessoas se mantém segurando o ativo por negar a realidade, em seguida as pessoas caem na real e o ativo realmente tem uma queda forte, ao estabilizar e chegar no fundo do poço, fica um pequeno período nesse patamar e se descobre que o fundo do poço tem um alçapão, o ativo torna a cair. É nessa hora que é o momento de comprar, momento que ninguém fala do assunto, acham que o ativo de fato morreu e alguns ativos morrem mesmo, afinal, tomadas pelo viés de recência, as pessoas veem o gráfico em queda e acha que é o fim, portanto é necessário compreender o valor real daquele ativo, qual problema ele resolve, se os fundamentos ainda se mantiveram, que foi o caso do bitcoin, que é seu protocolo se manter ativo e não ter sua ua blockchain hackeada, então é momento de compra, observo que não é recomendação de investimento, porém estou dando os motivos pelo qual comprei bitcoin há anos atrás, inclusive não acertei o fundo, comprei no meio da queda e havia ainda muita queda adiante, segurei como um bom holder de bitcoin para hoje ter uma rentabilidade interessante no ativo. 

Conclusões

Se você:
01 – Vai comprar bitcoin pra não ficar de fora
02 – Vai comprar mas não sabe o que significa blockchain
03 – Vai comprar por que viu passando na TV recentemente

Sinto muito mas esses são os motivos errados para realizar esse investimento, repense a situação, se for comprar por isso, compre pouco para não amargar um prejuízo grande demais. Entenda os fundamentos do ativo, não pense que é a salvação, nem que é a fórmula mágica para ganhar dinheiro. As pessoas mais vulneráveis são as que estão insatisfeitas com sua situação financeira e as que investiram uma fatia grande de seu patrimônio em um ativo volátil, por melhor que seja o investimento, ele balança no curto prazo e saiba que você precisará ter muito estômago pra isso. 


Paulo Sérgio

*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *