Neymar merece ganhar tanto dinheiro

O menino ney ganha 40,5 milhões de Libras pelo ano de 2022. Isso é aproximadamente 263,3 milhões de reais no ano, ou 22,9 milhões de reais por mês. Por ser uma quantia alta, as pessoas questionam se é justo, se tá certo e assim por diante. Desta forma, vejo um convite para conversarmos sobre o que é o valor justo do trabalho.

Vamos fazer uma reflexão, pense com seus botões por um instante e me diga, o que você acha que faz uma mão de obra ser valiosa. Pensou? Então me diz, é o esforço? O tempo empregado? A preparação anterior? Se descobrirmos o que realmente faz valorizar a nossa hora iremos descobrir uma janela de oportunidades, então pegue seu snorkel que vamos mergulhar fundo nas ideias. 

Uma das mais importantes e intuitivas ideias é de Adam Smith. Ele disse que quanto mais tempo você trabalha, mais você deve ganhar. Bom, é uma ideia que faz sentido certo? Afinal, muitos profissionais vendem suas horas. O caso clássico é o professor que vende suas hora-aula por um preço padrão, ou ainda, qualquer profissional que vende 8 horas por dia de sua disponibilidade para trabalhar a serviço de uma empresa. De fato, uma pessoa que trabalha assim, quanto mais horas vender, mais ela irá ganhar, essa é a tal teoria do valor-trabalho, que tá no livro “A riqueza das nações”, parece que faz sentido. Bom, então será que o dia do Neymar tem mais horas? Onde ele arrumou tanta hora pra vender? Este raciocínio tem sua validade, porém é claramente incompleto. 

Então, eu vou tentar de novo: O valor das coisas, produtos e serviços, está associado a sua utilidade. Se você compra algo, é para alguma coisa, resolver algum problema. Faz sentido, certo? Eu compro remédio para tirar a doença. Pago um uber para me deslocar. Certo, entendemos, então o menino Ney serve para que? Para cair no chão, fingir uma falta, forçar um lance de bola parada e colocar uma esfera cheia de ar passar em uma das balizas. Esta última posta em uma das extremidades de um retângulo. Lembrando que a bola existe, o campo existe, a trave existe. Mas o futebol, esse é apenas na nossa imaginação, as regras estão na nossa cabeça, é algo literalmente iventado, parece útil para você?. Quer dizer então que se eu alugar uma quadra que tem uma dessas traves e pegar uma dessas esferas, uma tal de bola, colocar dentro da baliza, vai aparecer 40 milhões de libras no meu bolso? Peraí só um instante, indo alí e já volto. Voltei, não, eu continuo não sendo milionário. 

Terceira tentativa, agora vai: “O valor das coisas está no quanto as pessoas estão dispostas a pagar”. Ou seja, se alguém pagou, é porque esse alguém viu valor. Quem disse essa foi o economista e fundador da escola austríaca, Carl Menger. Vamos testar essa até o limite. Tirou uma pedra brilhosa do chão, colocou no cordão, 100 milhões, alguém pagou? Sim, então vale. Um smartphone, com acesso a internet, milhares de tecnologias embarcada, o estado da arte do conhecimento humano miniaturizado para caber no bolso, vale quanto? Para a maioria das pessoas, R$1.800,00 em média. Mas, você pode colocar uma câmera muito boa e pregar uma maçã atrás, nesse caso vai ter quem pague R$ 15.499,00 pelo ar de exclusividade de ter um iphone. Então agora, a prova de fogo, quem pagou o Neymar é quem percebe o valor. Afinal, essa é a teoria do valor percebido é quem percebe é quem paga.

O Neymar joga no PSG. Então o PSG percebe o valor. Quem paga o PSG? Quem compra os materiais esportivos da marca, quem compra o ingresso, quem assiste o jogo. Há mas o jogo passa na TV de graça, verdade, quem paga nesse caso é o patrocinador, que paga mais pelos jogos que tem mais audiência. Depois a audiência compra os produtos dos fornecedores. Dessa forma, quem assiste aos jogos está no início da cadeia de pagamentos e valores percebidos. Ou seja, quem decidiu que o valor do salário do Neymar deve ser alto é você que vai assistir o jogo do Brasil na copa e ficar com raiva se a bola bater na trave. Não é atoa que o salário dos melhores jogadores é muito mais alto que um segundo grupo de jogadores excelentes, que não estão no topo. Levando o raciocínio para atletas de maneira geral, todos sabem quem é Usain Bolt, que fez 100 metros rasos em 9,63 segundos, mas poucos sabem o nome do segundo e terceiro colocado e praticamente ninguém sabe quem é o quarto colocado. Como ninguém se interessa pelo quinto colocado da olimpíada, ele já não tem fama, destaque, dinheiro ou qualquer outra premiação. Portanto, ser um atleta também significa correr esse nível de risco, essa decisão cabe ao atleta. A nós, cabe assistir ao que nos der interesse, satisfação e felicidade. A não ser que você continue achando que o salário está errado, daí eu faço a proposta, faça um time mais barato com jogadores melhores, desta forma, seu time será campeão e o mercado irá te premiar com muito dinheiro.


*As opiniões do autor não representam o Damas de Ferro enquanto instituição

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *