Vivemos na era do planejamento, das listas, das agendas e dos inúmeros modelos de cadernos de anotações, a esmagadora maioria escreve todos os seus objetivos, no entanto, uma quantidade ainda maior de pessoas parece estar perdida em meio a esta correria. Nós até corremos juntos, acorda cedo e trabalha muito, mas por quê? Ou, mudando um pouco a pergunta, para quê?
Nunca me esquecerei do dia em que ouvi uma criança perguntar: “nascemos, crescemos, vamos para a escola, faculdade, trabalha e morre? É só isso?”. Objetivos sem propósito são como um carro sem gasolina: existem, mas não funcionam. Imaginem! Uma Lamborghini novinha, que jamais sairá do lugar, uma obra de arte da engenharia, tanta beleza, tanta tecnologia, sem função por falta de combustível. É um desperdício incalculável!
De que adianta tanto planejamento, tanta dedicação e esforço se, quando você finalmente alcança seu objetivo, aquilo não tem o menor sentido e, por consequência, não te traz alegria? Escolhi este tema porque me recuso a viver em um mundo tão produtivo e, ao mesmo tempo, tão infeliz e perdido. Não consigo me calar vendo tanto tempo, tanta vida, sendo desperdiçada, com ponto de partida, ponto de chegada, mas sem aproveitar a caminhada.
Este texto não é só uma reflexão, é um desafio! Refaça sua agenda, repense seus objetivos, planeje sua vida de forma realmente eficiente. A verdadeira eficiência não tem nada a ver com a quantidade de coisas que você faz em um determinado espaço de tempo. Ser eficiente é dedicar seu tempo àquilo que faz sentido, é ter um propósito para cada objetivo. Por fim, mas não menos importante, uma pessoa eficiente sempre separa um tempinho para olhar pela janela, aproveitar a vista, respirar fundo e recarregar as energias. Quando os seus objetivos tiverem propósito, suas conquistas terão verdadeiro e profundo significado.
*As opiniões do autor não representam a posição do Damas de Ferro enquanto instituição