A Luta de Martin Luther King

Quando falamos sobre Martin Luther King Jr. Falamos sobre uma “alma” forte, corajosa, com grande anseio de mudança. É um modelo a ser seguido na luta pela liberdade de todos os indivíduos, uma luta contra as injustiças de todos os tipos, principalmente, quando advém das forças coercitivas do estado.

King nasceu em 15 de janeiro de 1929, Atlanta, Geórgia, EUA. Vindo de uma família de classe média e cristã Batista, desde muito cedo recebeu uma forte educação religiosa. Em 1944, aos 15 anos, King iniciou seus estudos no Morehouse College, em Atlanta, devido ao seu brilhantismo e capacidade. Aos 19 anos, recebe seu diploma de Bacharel em Sociologia. Aos 25 anos de idade em 1954 seu Doutorado em Teologia Sistemática na Universidade de Boston, em 5 de Junho de 1955 recebeu seu PhD.

AÇÃO

Martin liderou diversas passeatas contra as leis de segregação racial, que eram fortemente instituídas no sul dos EUA. Ele foi conhecido pelas manifestações de não violência. Todo esse trabalho levou a muitos adeptos do movimento contra as leis de segregação. Alguns acontecimentos marcaram aquela época. 

Em 1963 houve uma campanha contra segregação em Birmingham, Alabama. Mantendo a manifestação não violenta, durante os protestos a polícia usou jatos de alta pressão e cães. King foi detido e preso no início da campanha. Dentro da sua cela, ele compôs uma carta  que é bem famosa, Carta da Cadeia de Birmingham, se opondo a outras cartas de clérigos brancos locais, que defendiam medidas legais na luta pela mudança social.

Houve também a lendária Marcha de Washington, que tomou uma proporção nacional e internacional, diante de uma multidão de 250.000 pessoas, ele fez seu grande discurso “I Have Dream” (Eu tenho um sonho). Nos degraus do Lincoln Memorial.

SELMA

Em 1965, as Manifestações em Selma, Alabama, visavam trazer à tona a necessidade de lei federal para obter o direito ao voto. King organizou a marcha de Selma até o início do capitólio estadual em Montgomery. Onde novamente houve repressão policial, mas sem um confronto direto, onde a pedido de  King, os manifestantes dispersaram.

NOBEL DA PAZ

Em 1964, King recebeu o Prêmio Nobel da Paz, pela sua atuação por direitos civis e ativismo por justiça social e todas suas ações durante esses anos transformaram-se em aprovações de duas leis importantes: Lei dos Direitos Civis de 1964 e Lei dos Direitos do Voto de 1965.

GUERRA DO VIETNÃ E ASSASSINATO 

King foi um grande opositor da guerra do Vietnã, sabendo-se dos problemas que a mesma traria para o país, pediu em um discurso chamado “além do Vietnã”, na cidade de New York, que o EUA declarasse um trégua e retirasse as tropas.

Em 4 de Abril de 1968, King foi morto a tiros na sacada do Lorraine Motel em Memphis por James Earl Ray, o qual foi condenado a 99 anos de cadeia.

REFLEXÃO 

Esse foi um pequeno resumo de uma história gigante e diversas ações positivas, que nos lembram que é possível lutar pela liberdade e contra as injustiças, por vários meios, Martin Luther King estabeleceu a sua via, e obteve seus sucessos; mesmo com toda repressão que tivera no decorrer da jornada. Ele não é só uma grande referência na luta dos direitos civis que outrora  era negada ao povo negro, mas para todos que buscam lutar pela liberdade e contra opressão.


Fontes

nationalgeographic.com/culture/article/martin-luther-king-jr

britannica.com/bigraphy/Martin-luther-king-jr/Chanllenges-of-the-final-years

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *